História Afro-brasileira e Indígena

História Afro-brasileira e Indígena

Bianca Luiza Freire de Castro França; Erick Reis Godliauskas Zen; Madalena Marques Dias Grassl (Orgs).

Ano: 2020

ISBN: 978-65-86635-36-2

Pretendemos com esse material expor, de forma breve e simples os desafios do ensino da História Afro-Brasileira e Indígena. É de conhecimento pacífico que a cultura africana e indígena possui grande influência na história brasileira; os povos indígenas e os negros escravizados incorporaram elementos de sua cultura à sua nova realidade, completamente diferente do que vivenciavam.

Apresentaremos um breve histórico do ensino da cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, abordando as trajetórias negras e indígenas, sua exploração, a diversidade cultural dos povos indígenas e sua territorialidade. Analisaremos, também, um panorama sobre as lutas sociais e a educação decolonial e antirracista. Além de descobrir outras narrativas sobre os povos africano e indígena, quanto aos princípios estético, político e ético.

E, por final, que você possa valorizar a pluralidade das memórias históricas deixadas pelos mais variados grupos que viveram em nossa Terra, analisando os processos sociais relativos aos movimentos de afirmação étnica.

A disciplina foi dividida em quatro unidades, a saber: 1) Por que ensinar história e Cultura Afro-brasileira e indígena?; 2) O índio na História e na Historiografia; 3) Africanidades: História e historiografia; e 4) Como ensinar? Legislação, Didática e metodologias.

Bons estudos!