História Medieval

História Medieval

Beatriz Nogueira de Souza, Danielle Heberle Viegas, Gustavo Balbueno de Almeida, José Manuel de Sacadura Rocha, Julia Rany Campos Uzun (Orgs.)

Ano: 2021

À disciplina de História Medieval. Neste livro, exploraremos os processos que promoveram transformações sociais, econômicas, políticas e culturais na Europa Ocidental. Ao longo de nossos estudos, trabalharemos para compreender a queda do Império Romano e a formação da sociedade medieval, com o surgimento do feudalismo e todos os novos padrões culturais, econômicos e sociais que vieram depois.  Exploraremos a política e as conquistas árabes, os impérios carolíngio e bizantino e o fim da Idade Média e início da modernidade, ampliando o entendimento sobre o modo de produção feudal, bem como a organização política e a ligação com a Igreja cristã. Além disso, veremos a expansão árabe, a sua organização política e o seu legado no Ocidente. Ainda, estudaremos o movimento das Cruzadas e suas consequências, o ressurgimento das cidades e o reflexo disso no fim do período conhecido como Idade Média.
Com a conclusão dessa etapa da sua caminhada no curso de História, você estará familiarizado com diversos conceitos e apto a avaliar criticamente e identificar os aspectos do período da Idade Média. Esperamos que seja um período de muitos aprendizados.