História Moderna
Estoque: 2 Marca: Universidade La SalleDisponibilidade: Imediata Referência: Editora Unilasalle
História Moderna
Erick Reis Godliauskas Zen, Gustavo Balbueno de Almeida, Madalena Marques Dias Grassl, Patricia da Costa Machado (Orgs.)
Ano: 2021
Formato: Impresso 21 x 29 cm
ISBN:
Sinopse: Seja bem-vindo à disciplina de História Moderna. Ela se constitui em uma longa jornada da história europeia, dos séculos XV a XVIII.
Desse período, você conhecerá o processo de passagem do feudalismo à modernidade, relembrando importantes momentos como o Renascimento, a Reforma, a Contrarreforma e a expansão marítima. É durante este contexto da modernidade que surge a primeira fase dos Estados Modernos, ou seja, o Estado Absolutista, e analisaremos a centralização do poder monárquico e as teorias políticas daquele período. Seguindo a cronologia, você será introduzido ao importante processo histórico das Revoluções Inglesas, que tornaram a Inglaterra o primeiro país europeu a executar o próprio rei, passar um período sem nenhum monarca no governo e a adotar, por fim, uma forma de governo totalmente inovadora para a época, conhecida como Parlamentarismo Monárquico. Você também compreenderá que papel as religiões existentes nesse país tiveram nos processos revolucionários e nas mudanças políticas que vieram a partir deles.
A seguir, você conhecerá a Revolução Industrial, um processo silencioso de mudanças técnicas e tecnológicas que levou a Inglaterra (e boa parte do mundo, posteriormente) a uma profunda mudança na forma de vida em sociedade, com o surgimento das fábricas, das metrópoles e do movimento operário. A Revolução Industrial só pôde ocorrer por causa das duas Revoluções Inglesas do século anterior.
Por fim, você estudará o Iluminismo, um movimento cultural-literário e científico contemporâneo à Revolução Industrial, e filho direto das experiências históricas da Revolução Inglesa. Os pensadores iluministas fizeram críticas contundentes à sociedade, política e economia europeias daquele momento, criando propostas de renovação tão importantes, que se constituíram nas bases das políticas democráticas modernas que vemos (e vivemos) cotidianamente.
A partir desses acontecimentos, o ocidente europeu (e as Américas, por consequência) entrou na chamada “Era das Revoluções”, um período de grandes mudanças, que originaram a sociedade atual tal como nela vivemos. Inauguraram-se, assim, as atuais relações políticas, de trabalho, econômicas, e os atuais hábitos e cultura de consumo.