Fundamentos Teóricos e Metodológicos em História

Estoque: 1 Marca: Universidade La SalleDisponibilidade: Imediata Referência: Editora Unilasalle

Prazo de envio: em até três (03) dias úteis depois da confirmação do pagamento + prazo dos Correios.

Fundamentos Teóricos e Metodológicos em História

Rafael Bassi; Vander Duarte (Orgs).

Ano: 2020

ISBN: 978-65-86635-38-6

Seja bem-vindo à disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos em História. Neste livro, exploraremos conceitos, correntes e formas de pesquisa na área de História. Ao longo de nossos estudos, trabalharemos para compreender os conceitos de História e fontes históricas e a diferenciação entre História e Memória, bem como conhecer as correntes historiográficas a partir do século XIX.

Com a conclusão dessa etapa da sua caminhada no curso de História, você estará familiarizado com as problematizações acerca dos conceitos de História e compreender como ela se utiliza da Memória nas pesquisas contemporâneas, além de conhecer as metodologias de trabalho baseadas nas fontes históricas e suas transformações ao longo dos anos.

Esse caminho estará dividido em quatro unidades: na primeira unidade, vamos compreender os Conceitos de História e como eles devem ser problematizados pelo profissional da área. Na segunda unidade, vamos observar e comparar as diversas correntes historiográficas a partir do século XIX. Na terceira unidade, vamos compreender as diferenças fundamentais entre História e Memória, e como a primeira se utiliza da segunda nas pesquisas contemporâneas. E, na quarta unidade, vamos conceituar “Fontes Históricas” e apresentar as metodologias de trabalho do historiador para esses materiais. Esperamos que seja um período de muitos aprendizados.