Tecnologias Digitais Emergentes e Ludicidade

Tecnologias Digitais Emergentes e Ludicidade

Eduardo Lorini Carneiro, Louise de Quadros da Silva, Nilo Eduardo Bergamo (Orgs.)

Ano: 2019

Sinopse:  Seja bem-vindo à disciplina de Tecnologias Digitais Emergentes e Ludicidade.

O advento das tecnologias da informação e comunicação (TIC), também chamadas de tecnologias emergentes, possibilitam novas formas de trabalhar, de se relacionar, de aprender e têm modificado a forma das pessoas viver, inclusive no cenário educacional.

Com isso, a disciplina busca mobilizar conhecimentos para a utilização das diferentes tecnologias aplicadas à prática docente, reconhecendo as mudanças nas relações sociais e educacionais, ocorridas através da cultura digital. Busca, ainda, desenvolver o raciocínio crítico em relação às novas concepções de ensino e aprendizagem, valorizando o uso ético das tecnologias na produção e compartilhamento de conhecimentos.

É importante destacar a aplicabilidade das tecnologias digitais emergentes no cotidiano e em espaços de aprendizagem, embora seja alvo de inúmeras discussões e estudos acerca da configuração da Cibercultura nas relações sociais, percebendo os novos paradigmas de aprendizagem diante das tecnologias digitais no contexto da prática docente.

A disciplina foi dividida em quatro unidades, a saber: 1) Tecnologias Digitais Emergentes; 2) Sociedade da Informação e Cibercultura; 3) Tecnologia Digital e Diferentes Formas de Aprendizagem; e, 4) Tecnologia Digital na Prática Docente.

Bons estudos!