Literaturas Africanas e Afro-brasileira

Estoque: 2 Marca: Universidade La SalleDisponibilidade: Imediata Referência: Editora Unilasalle

Literaturas Africanas e Afro-brasileira

Ari Silva Mascarenhas de Campos, Francieli Borges, Lúcia Regina Lucas da Rosa

Ano: 2022

Sinopse: Bem-vindo(a) à disciplina Literaturas Africanas e Afro-brasileira do curso de Letras Português da Unilasalle. Este material didático provém de estudos realizados sobre as relações entre a literatura e a africanidade, valorizando questões referentes à negritude, à crioulização, à mestiçagem e à formação de professores. O título da disciplina já anuncia a diversidade cultural e identitária dos estudos aqui propostos: trata-se de “africanas” no plural porque são vários países africanos de língua portuguesa a serem estudados e, por outro lado, “afro-brasileira” remete apenas ao Brasil e, por isso, está escrita no singular. A partir da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira, também o ensino na graduação, em curso de licenciatura, torna-se necessário. Não somente para atender a legislação, mas também para olharmos para nossas raízes e nossa cultura contemporânea faz-se necessário ampliarmos esses estudos. Em se tratando de educação a distância, ocorrendo o curso em polos de várias regiões brasileiras, essa riqueza cultural e identitária tende a se fortalecer e possibilitar agregarmo-nos como país multicultural.  Desejamos a todos ótimas leituras, escritas e análises!