Teologia Fundamental Natureza e Método

Teologia Fundamental Natureza e Método

Aodomar Wandscher; Mercio José Cauduro; Salvador Barbosa

Ano: 2021

Bem-vindo(a) à disciplina Teologia Fundamental: natureza e método do curso de Teologia da Unilasalle & Fapas. Este material didático provém de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de estudos de teólogos renomados dentro da comunidade científica dos teólogos(as) pela seriedade e profundidade de suas contribuições no campo teológico, mais especificamente no que diz respeito à natureza e ao método da teologia cristã. Esta disciplina analisa as questões introdutórias fundamentais ao estudo da teologia, evidenciando a Revelação judaico-cristã como princípio determinante da mesma. Em seguida, discute o objeto ou assunto de que se ocupa a teologia e a especificidade de sua abordagem, como também a sua relação com as demais ciências no aprofundamento e apreensão do Mistério Cristão. Estuda, também, o método teológico, evidenciando a sua estrutura básica interna, a natureza da linguagem utilizada pela teologia e as formas ou níveis do discurso teológico. Por fim, possibilita a compreensão panorâmica da história da teologia, da fundamentação e legitimidade da pluralidade de teologias, bem como problematiza as tarefas da teologia na contemporaneidade e a sua relação com o discipulado cristão. Cabe-nos desejar a todos excelentes leituras, análises, aprofundamento dos diversos aspectos da temática e frutíferas produções textuais!