Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza

Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza

Aline Beatriz Pacheco Carvalho, Eliane de Siqueira, Julia Giora (Orgs.)

Ano: 2019

Sinopse: Seja bem vindo à disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza. Neste livro iremos estudar conceitos e métodos de ensino de Ciências, atentando para a importância da articulação entre teoria e prática e estimulando a construção de novas dinâmicas de sala de aula.

No percurso dessa jornada, vamos conhecer os principais conceitos e teorias associados ao ensino de Ciências da Natureza. Também abordaremos de que forma isso está previsto no documento normativo que é referência obrigatória para todos os currículos escolares do país - a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ainda, trataremos da interdisciplinaridade e algumas dimensões com que o trabalho com Ciências da Natureza pode ser desenvolvido, como a Educação para a Sustentabilidade, a Educação para a Saúde e a Ciência, Tecnologia e Sociedade, além das relações de gênero e sexualidade, sempre visando proporcionar uma aprendizagem significativa que tenha o aluno como protagonista.

Com a conclusão dessa caminhada, você estará apto a desenvolver propostas, planos de aula, projetos e outros materiais pedagógicos que envolvem os conhecimentos pertinentes à Ciências da Natureza, de forma interdisciplinar e alinhada aos documentos norteadores dessa prática.

Será um período de intenso aprendizado em você certamente irá conhecer muitas coisas novas!

Bons estudos!