História Contemporânea II

História Contemporânea II

Alana Thaís Basso, Cristiane Magalhães, Simone Maciel Margis

Ano: 2022

Sinopse: Nos anos finais de 1899, Sigmund Freud publicou sua obra inédita “A Interpretação dos Sonhos”, assinalando o ano de 1900 como marco da primeira edição. Isso não foi um erro, longe disso. A passagem do século XIX para o século XX, ou o chamado “Fin-de-Siècle”, marca não só o fim dos anos de 1800, mas um começo, uma ruptura radical com as bases do pensamento ocidental moderno seguido até então. Porém, por trás daquela aparente emancipação com o passado, o que os contemporâneos de Freud vivenciaram nos primeiros anos do século foram as consequências das ações políticas, econômicas e sociais tomadas até então por suas nações. No tabuleiro do jogo pelo poder, as peças já haviam sido posicionadas nos anos anteriores e a Europa experienciava uma marcha ininterrupta em direção ao conflito iminente.
Neste livro iremos estudar o desenvolvimento destas rivalidades e as disputas territoriais trazidas pela política imperialista, bem como o impacto destas nos territórios africanos e asiáticos, o contexto da Primeira Guerra Mundial e o surgimento dos movimentos Totalitários e Autoritários europeus, A Segunda Guerra Mundial e os crimes cometidos contra a humanidade, assim como a formação do mundo contemporâneo.