Moral Cristã: fundamentos, sexualidade e família

Moral Cristã: fundamentos, sexualidade e família

Celito Moro, Gilberto Orsolin, Vanderlei Luiz Cargnin (Orgs.)

Ano: 2021

Sinopse: Bem vindo(a) à disciplina Moral Cristã: Fundamentos, Sexualidade e Família do Curso de Teologia. No presente material didático serão desenvolvidos temas relevantes que correspondem às compreensões cristãs acerca da moral, da família, do matrimônio e da sexualidade. Para tanto, estudaremos a Fundamentação da Moral, a Consciência, as Virtudes e a lei Natural, buscando estudar as fontes que trazem os fundamentos da moral e seus desdobramentos na ação humana. De maneira geral, tais conteúdos serão abordados em nossa Unidade 1. Ainda, em nossa Unidade 2, buscaremos entender as razões do descrédito do pecado e a banalização do mal e indicar a reconciliação como meio para experimentar a misericórdia de Deus. Seguindo em nossos objetivos, na Unidade 3 será possível conhecer a tradição bíblica e a teologia cristã atual sobre o matrimônio e, por fim, na Unidade 4, iremos analisar os principais documentos do Magistério da Igreja sobre esta questão.