Gestão da Armazenagem e Estoques

Igor Roberto Borges

Ano: 2019

ISBN: 978-85-7257-023-7

Sinopse: Desde agora, já adianto, que para você, futuro gestor, aprender a administrar da melhor maneira possível a armazenagem e os estoques é fundamental para os negócios dos quais você venha participar diretamente ou colaborar no futuro. Isso, tendo em vista que em tempos de competitividade acirrada, menores custos de estoque e consequentemente a prática de menores preços podem contribuir para que um potencial cliente decida por comprar de você ou do seu concorrente. Ou ainda, pode contribuir para aumentar a rentabilidade da empresa.

Nessa perspectiva, na primeira unidade, você irá compreender as diferenças entre gestão e controle de estoques, as diversas políticas e maneiras de controlar os estoques e como os estoques são avaliados. Na segunda unidade, você irá conhecer os diferentes tipos de estoques e entender a importância de elementos como giro, cobertura, acuracidade e representatividade dos materiais estocados. Já, na terceira unidade, você irá compreender as funcionalidades e os princípios da armazenagem e entender as diferentes alternativas de estocagem e layout de armazéns.

Finalmente, na quarta e última unidade, conheceremos as normas de classificação, endereçamento e movimentação de estoques, bem como a importância da utilização da tecnologia da informação para integrar os estoques com o restante da cadeia de suprimentos.