DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE PUBLICAÇÃO EM FORMA DE LIVRO OU COLETÂNEA

1. Questões gerais

A proposta de publicação deve ser submetida ao Conselho da Editora. A submissão se realiza mediante entrega de uma cópia impressa e encadernada do texto completo, acompanhada de formulário de submissão preenchido (solicitar pelo e-mail: <editora@unilasalle.edu.br>).

Regras gerais de apresentação da proposta de publicação:

i. Suprimir o(s) nome(s) do(s) autor(es), a fim de possibilitar a avaliação cega.

ii. Imprimir em folha branca, tamanho A4, com margens de 2 cm. Opcional: impressão frente e verso.

iii. Fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento interlinear 1,15.

iv. Recuo de 1,25 cm na primeira linha de cada parágrafo.

v. Redação conforme as normas da ABNT.

Sendo a proposta aprovada para publicação, a Editora solicitará o texto completo em Word.

 

2. Correção linguística

O texto deve ser redigido em conformidade com o mais recente acordo ortográfico da língua portuguesa.

i. Destaques são apresentados em itálico. Não usar negritos e sublinhados no corpo do texto.

ii. Termos em outras línguas são apresentados em itálico, com a respectiva tradução para a língua portuguesa entre parênteses.

iii. Citações diretas de textos em outras línguas devem ser traduzidas para o português. Se for o caso, a tradução pode ser apresentada em nota.

 

3. Citações

Todas as citações devem ser feitas conforme o modelo autor-data.

i. Citação direta curta (até 3 linhas): no corpo do texto, com “aspas duplas”, seguida de indicação da fonte (Autor, ano, p. ).

ii. Citação direta longa (mais de 3 linhas): em parágrafo destacado, com fonte tamanho 10, recuo esquerdo e direito de 3 cm, seguido de indicação da fonte (Autor, ano, p. ).

A NBR 10520 permite indicar fonte de citação no rodapé. A Editora, no entanto, opta por seguir somente o modelo autor-data.

 

4. Referências

Devem ser apresentadas no final (livros) ou no final de cada capítulo (coletâneas), rigorosamente de acordo com a NBR 6023. Usar o termo ‘Referências’ (negrito, alinhado à esquerda, sem numeração).

 

5. Seções

As diversas seções do texto (primária, secundária, terciária) devem seguir uma hierarquia clara e bem definida. Para tanto, deve-se usar numeração progressiva com algarismos arábicos e títulos. O indicativo de seção é alinhado à esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço. Não use numeração automática do Word.

Exemplo de numeração (observe o uso de negritos e itálicos nos títulos e subtítulos):

TRAJETÓRIA DE UMA OBRA (título do capítulo)

1 Introdução (seção primária)

2 Primeiras definições (seção primária)

2.1 A importância da tradição (seção secundária)

2.1.1 Quem sabe tudo? (seção terciária)

...

5 Considerações finais (seção primária)

Referências (seção primária sem numeração)

 

6. Notas

Posicionadas no final de cada capítulo, as notas são apenas explicativas, isto é, apresentam esclarecimentos que não puderam ser incluídos no corpo do texto. Devem ter numeração única e consecutiva para cada capítulo.

Chamadas das notas:

Depois de ponto final .1

Depois de dois pontos :1

Depois de ponto e vírgula ;1

Depois de vírgula ,1

Depois do termo, sem espaço, quando não há sinal de pontuação na sequência1

Dica: no Word usa-se, no menu ‘Referências’, o comando ‘Inserir Nota de Fim’.