Editora Unilasalle
Product ID: 211
Product SKU: 211
New In stock />
Contos quase fantásticos

Contos quase fantásticos

Destaque

Marca: Editora UnilasalleDisponibilidade: Imediata Referência: Editora Unilasalle


Por:
R$ 35,00

ou 2x de R$ 18,02 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete
Pré venda. Previsão de entrega 25/10/2019.

Bem-vindos a mais um livro de contos produzidos por alunos dos Cursos de Letras, Pedagogia e Design da Universidade La Salle! O tema geral desta edição partiu de um projeto realizado na disciplina de Literatura Inglesa II, no segundo semestre de 2018: o Vampire Project, ou Projeto de Vampiros. Após a leitura e discussão de Dracula, de Bram Stoker, a turma dividiu-se em grupos, que leram e analisaram outros títulos famosos de vampiros: The Vampyre, de John William Polidori, Carmilla, de Joseph Sheridan Le Fanu, Interview with the Vampire, de Anne Rice, e Twilight, de Stephanie Meyer. O produto final foi a escrita coletiva de crossovers, ou seja, novas narrativas que incluíssem os personagens principais dos cinco títulos ou personagens baseados neles. O resultado são os dois contos que abrem esta coletânea, seguidos de dois contos escritos em Espanhol seguindo a mesma proposta.

Assim, em “Call Him Dracula Psychologist”, o conde Drácula decide mudar de atividade e abre um consultório de atendimento a vampiros com problemas emocionais ou de relacionamento. Por fim, resolve reuni-los todos para uma sessão de aconselhamento coletivo. Já em “Red Kiss”, um casal de moças vai passar uma semana na casa da mãe de uma delas e a outra sofre ataques de vampiros. O texto requer uma leitura atenta a detalhes, pois, além de apresentar uma narrativa fragmentada (principalmente baseada em Carmilla) e de apresentar os personagens vampirescos originais de forma mais sutil, faz alusões ao universo dos mangás.

Histórias de vampiros fazem parte de um gênero literário mais abrangente, o fantástico. Este se caracteriza, entre outros aspectos, pela presença de personagens ou elementos mágicos, sobrenaturais, mitológicos, góticos, de ficção científica, ou que simplesmente desafiem a realidade tal como normalmente a percebemos. Assim, a partir da sugestão dos contos de vampiros, surgiu a ideia de desafiar os alunos de Letras e de Pedagogia a escreverem contos do gênero fantástico. As narrativas, escritas originalmente em português, foram selecionadas com base na sua adequação ou proximidade com o gênero. Em seguida, foram traduzidas para o espanhol e para o inglês por alunos de Letras. Os professores do Curso também participaram ativamente, revisando os textos e elaborando atividades didáticas sobre eles. Já as ilustrações dos contos ficaram a cargo de alunos do Design.

Convidamos, então, os leitores a apreciarem o produto de um exercício de apreciação e produção literária. Há histórias para diversos gostos e humores, do gótico ao cômico, da fantasia infantil à alegoria política. Se os autores aqui reunidos (ainda) não são escritores experientes ou consagrados, suas produções, com resultados diversos, são fruto de uma experiência criativa. Por essas razões, resolvemos chamá-los carinhosamente de contos (quase) fantásticos.

Por fim, cabe ressaltar que a produção deste tipo de material é um diferencial do Curso de Letras da Universidade La Salle, cujos alunos têm a oportunidade de chegarem à formatura tendo em mãos uma publicação com textos de sua autoria. Este já é o quarto título, antecedido por Contos horripilantes (2016), Contos de crianças (2017) e Contos de mulheres (2018).

Boa leitura!

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira os produtos