Ano: 2013 Formato: 16X23 ISBN: 978-85-89177-17-7 Páginas: 194

Perfil Docente e Produção de Sentido

Paulo Fossatti

Ano: 2013

Formato: Impresso 16 X 23 cm, 194 páginas.

ISBN: 978-85-89177-17-7

A formação de educadores é tema candente, ainda mais em tempos de frutuoso desassossego e mobilização social. Além de identificar causas do mal-estar, algumas quase evidentes, é preciso desenvolver propostas que venham a colaborar com o bem-estar daqueles que através da educação se ocupam com o futuro do mundo.

Formar e educar com sentido. Essa é a tese que se afirma nessa obra. Ela emerge da releitura da vida de educadores, acompanhada de interlocuções com estudiosos que enfatizam a compreensão da pessoa do educador e com outros que problematizam as dimensões do bem-estar na docência.

A produção de sentido na vida dos educadores se expressa em oito categorias: realização e êxito na vida; querer existencial; internalização de exemplos de figuras parentais e educativas que ajudam a caminhar; construção do eu no ser para o outro; escolhas que fazem crescer; vínculo com o outro: pessoa e instituição; invenção de um método; processo formativo na dupla face: estudar e trabalhar.

A obra volta-se para todos os que acreditam que a educação e a formação integral da pessoa são processos vitais. Oxalá todos os que se detiverem nessa leitura reforcem o coro das vozes que proclamam um mundo melhor, vivenciado com sentido, especialmente nos cenários educativos.