Saúde e Segurança no Trabalho

Saúde e Segurança no Trabalho

John Fernando de Farias Wurdig e Priscila Chaves Panta

Ano: 2018

Sinopse: Bem-vindo à disciplina de Saúde e Segurança no Trabalho. Este material tem como objetivo apresentar a você as etapas do planejamento, da organização e da administração da Segurança e da Saúde do Trabalho (SST).

Veremos todas as regras e ações conforme a legislação vigente, em especial as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho que explanam sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e a criação e o funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Em muitas organizações, as áreas da Saúde e Segurança do Trabalho estão alocadas no departamento/setor/gerência de Recursos Humanos (RH). Desta forma, a equipe de Segurança do Trabalho atua diretamente na busca de medidas que visem a criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável, especialmente por meio do desenvolvimento de uma cultura de prevenção aos acidentes do trabalho e às doenças ocupacionais.

O profissional da área de Recursos Humanos deve estar sempre atento aos riscos ambientais do ambiente de trabalho e buscar o desenvolvimento de campanhas que visem a melhoria na qualidade de vida dos colaboradores ...