Perspectivas da Educação e da Docência

Perspectivas da Educação e da Docência

David Stival, Inajara Vargas Ramos (Orgs.)

Ano: 2021

Sinopse: Seja bem-vindo (a) à disciplina de Perspectivas da Educação e da Docência. Nosso objetivo é proporcionar um espaço de estudo, discussão, reflexão e análise da educação brasileira e da docência dentro de uma abordagem emancipatória de educação, esta concebida como prática fundamental da existência histórico-cultural dos homens.
No decorrer da disciplina, vamos fazer leituras, discutir textos, trocar experiências, estudar e analisar os pressupostos filosóficos, históricos e epistemológicos da educação a partir dos pensadores clássicos, bem como entender as tendências e correntes da educação contemporânea. Além disso, faremos uma análise crítica do fenômeno educativo, considerando as relações entre Educação e Sociedade, para assim compreendermos sua importância  na construção de uma sociedade mais  igualitária e humana, referenciada pela equidade e por princípios éticos. E, como não poderia deixar de ser, pela natureza do tema e da nossa formação como Pedagogos/as, aprofundaremos nossos conhecimentos acerca da profissão docente com destaque especial para a construção da identidade profissional do professor, desvelando os saberes que constituem a ação docente.
Esperamos que sua participação no curso, além dos conhecimentos em educação, possa também favorecer momentos de vivência e convivência com os demais colegas da disciplina e o professor. Deste modo, vamos interagir ao longo dos próximos meses, não apenas para conhecer as teorias e fundamentos da educação, mas também para refletirmos sobre a profissionalização e os saberes da docência.