Negociação Sindical
Estoque: 2 Marca: Universidade La SalleDisponibilidade: Imediata Referência: Editora Unilasalle
Negociação Sindical
Juliano Correa da Silva, Lília Sabrina da Cunha (Orgs.)
Ano: 2019
Formato: Impresso 21 x 29 cm
ISBN:
Sinopse: A disciplina Negociação Sindical trata sobre os aspectos históricos, a fim de compreender o panorama do Brasil em relação ao papel dentro de um contexto histórico da origem do movimento sindical e as possíveis causas do enfraquecimento gradual nos dias atuais. O Conteúdo aqui construído nos apresenta os dois tipos de sindicatos, que se dividem em sindicato patronais e sindicatos profissionais, assim, como entendermos o princípio da unicidade e da pluralidade sindical. Também pudemos analisar a estrutura hierárquica da organização sindical no Brasil.
Tratamos também de compreender a classificação das normas coletivas de trabalho, verificando as diferenças entre convenção coletiva de trabalho, acordo coletivo de trabalho e dissídio coletivo, que jamais devem ser tratados como conceitos sinônimos, muito embora erradamente alguns profissionais do mercado e trabalhadores os tratam.
Passamos pelas fases do processo de negociação sindical, e identificamos as principais formas de pressão dos sindicatos na busca pelo atendimento das suas reivindicações, o que permite os profissionais de RH a possibilidade de elaborar estratégias para a redução dos impactos destas pressões no funcionamento empresarial.
A produção deste conteúdo fez uma breve passagem pelos argumentos daqueles que são a favor da flexibilização do trabalho vendo a mesma como uma modernização das relações de trabalho e as visões dos opositores que tratam a flexibilização do trabalho como uma forma de precarizar as relações de trabalho, reduzindo ou excluindo direitos dos trabalhadores.
Encerramos a disciplina falando sobre a chamada resolução de conflitos nas organizações, apresentando o profissional destinado a resolver esse ruído nas corporações.
Por fim, foram mencionados diferentes exemplos, da realidade organizacional onde são evidenciadas oportunidades para um mediador atuar, através de necessidades específicas que, se não intermediadas tornam-se problemas ainda maiores.