Necessidades Educativas Especiais e Inclusão

Necessidades Educativas Especiais e Inclusão

Juliana Cristina da Silva; Márcia Beatriz Cerutti Müller; Taís Schmitz (Orgs).

Ano: 2020

ISBN: 978-85-7257-056-5

Sinopse: Seja bem-vindo à disciplina de Necessidades Educativas Especiais e Inclusão. Neste livro iremos estudar os temas da Educação Especial à Educação Inclusiva, como a evolução sócio histórica das concepções sobre a deficiência e a diferença; processos de inclusão/exclusão; dispositivos legais nos âmbitos internacional e nacional e suas decorrências para a ação educativa; e a organização da escola inclusiva: adaptação curricular, salas multifuncionais e o atendimento educacional especializado.

Ao longo de nossa caminhada, vamos conhecer o percurso histórico da educação especial e a educação inclusiva, refletindo sobre as concepções acerca da deficiência e da diferença e sobre processos de inclusão e exclusão. Além disso, iremos analisar os dispositivos legais no âmbito internacional e nacional e suas implicações para a ação educativa, além de compreender a organização da escola inclusiva.

Na Unidade 1 (Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva), você irá conhecer e refletir sobre os fundamentos da educação especial e da proposta de educação inclusiva. Na Unidade 2 (Refletindo sobre a deficiência e a diferença e os processos de inclusão e exclusão), você irá compreender e analisar os conceitos, os sujeitos envolvidos e os processos de inclusão e exclusão. Na Unidade 3 (Educação Especial e Educação Inclusiva: os dispositivos legais nos âmbitos internacional e nacional e suas decorrências para a ação educativa), você irá conhecer e identificar os dispositivos legais que balizam a ação educativa. E, por fim, na Unidade 4 (A organização da escola inclusiva: adaptação curricular, salas multifuncionais e atendimento educacional especializado), você irá entender como oportunizar o conhecimento sobre a organização da escola inclusiva.

Bons estudos!