Metodologia do Ensino de História e Geografia

Metodologia do Ensino de História e Geografia

Beatriz Nogueira de Sousa; Eduardo Lorini Carneiro; Henrique Silva Gorziza (Orgs).

Ano: 2020

Sinopse: Seja bem-vindo à disciplina de Metodologia do Ensino de História e Geografia. Neste livro iremos estudar os temas que envolvem as bases epistemológicas e tendências metodológicas do ensino de Geografia e História; Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia e História; interdisciplinaridade; processos de produção/reprodução da realidade espacial; conhecimentos geográficos e interculturalidade; saber histórico, memória e tradição cultural; construção de conceitos geográficos: lugar, espaço, território, paisagem; realidade local e questões sociais contemporâneas; elaboração de material didático para as aulas de História e Geografia.

Ao longo de nossa caminhada, vamos refletir sobre a importância da interdisciplinaridade e as maneiras de integração do ensino de História e Geografia; avaliar criticamente e instrumentalizar conceitos como saber histórico, memória, tradição cultural, lugar, espaço território e paisagem; entender os Parâmetros Curriculares Nacionais e as competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como no Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino de História e Geografia e sua aplicabilidade nos diversos contextos de aprendizagem; reconhecer as diversas estratégias na elaboração de materiais didáticos diversos e desenvolvê-las.

Na Unidade 1 (Bases epistemológicas e tendências metodológicas do ensino de Geografia e História), você irá relacionar a maneira como os diversos conceitos científicos se imbricam na construção do conhecimento escolar. Na Unidade 2 (Os parâmetros curriculares nacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de História e Geografia), você irá conhecer a constituição dos saberes históricos e geográficos em saberes disciplinares no Brasil. Na Unidade 3 (O ensino de geografia e seus suportes didáticos), você irá identificar as particularidades do ensino de Geografia e a produção de material para a sua realização. E, por fim, na Unidade 4 (O ensino de história e seus suportes didáticos), você irá identificar as particularidades do ensino de História e a produção de material para a sua realização.

Bons estudos!