Mercado Financeiro e de Capitais

Mercado Financeiro e de Capitais

Mário Jaime de Lima, Moisés Waismann (Orgs.)

Ano: 2019

Sinopse: Seja bem-vindo à disciplina de Mercado Financeiro e de Capitais. Neste livro iremos estudar os temas que envolvem as noções gerais da inter-relação entre os sistemas produtivo e financeiro; a segmentação e entrelaçamento dos mercados; a importância dos mercados financeiros no sistema econômico; o papel da regulação; a  determinação da taxa de juros e o preço dos ativos; os produtos financeiros; a evolução e as mudanças recentes dos mercados financeiros e de capitais no Brasil; a análise dos instrumentos de mercado e das alternativas de investimentos; a inserção das empresas no mercado de capitais; e a operacionalidade do mercado de capitais e seus impactos sobre a economia.

Ao longo de nossa caminhada, vamos analisar diferentes cenários econômicos-financeiros, levando em consideração aspectos éticos, legais, ambientais e técnicos; incorporar práticas inovadoras na gestão financeira; integrar ao planejamento estratégico a execução do plano financeiro e orçamentário; gerenciar recursos financeiros com eficácia, eficiência e efetividade; planejar e tomar decisões financeiras com base na análise do ambiente econômico e das questões conjunturais e; avaliar e recomendar a composição de recursos financeiros, bem como fontes de captação e aplicação mais adequadas às atividades organizacionais.

Na Unidade 1 (Mercados Eficientes), você irá compreender os conceitos sobre o mercado e a Bolsa de Valores. Na Unidade 2 (Mercado de Capitais no Brasil), você irá entender o funcionamento da Bolsa de Valores associando ao mercado de capitais brasileiro. Na Unidade 3 (Noções sobre moeda e o Sistema Financeiro Nacional), você irá articular a noção de moeda ao Sistema Financeiro Nacional (SFN). E, por fim, na Unidade 4 (Banco Comercial e Risco na atividade bancária), você irá conhecer a relação do risco na atividade bancária.

Bons estudos!