História do Brasil República I

História do Brasil República I

Beatriz Nogueira de Souza, Gustavo Balbueno de Almeida, Julia Rany Campus Uzun (Orgs.)

Ano: 2021

Neste livro iremos estudar os primeiros passos de nossa história republicana, a chamada República Velha e a Era Vargas, cujos marcos temporais vão de 1889 à 1945. Para isso, buscaremos compreender as mudanças e as permanências no campo político, social e cultural do período, destacando temas como a crise monárquica que permitiu a proclamação da república, a república oligárquica, as alterações no mundo urbano e rural na República velha e a crise política e social da década de 20, que deu origem aos movimentos de contestação de militares, operários e trabalhadores rurais e, por último, os anos do governo Vargas e os movimentos de apoio e oposição ao seu governo, bem como as alterações estruturais em nossa sociedade, que dá origem ao nosso Brasil moderno.
Com a conclusão deste percurso de aprendizagem, você estará apto a compreender as especificidades e os principais acontecimentos históricos do período, explorar as possibilidades do início de nossa História Republicana nos Ensinos Fundamental e Médio e relacionar constructos do período com a vivência da atualidade.