História do Brasil Império

História do Brasil Império

Assis Daniel Gomes; Bárbara Ferreira Fernandes; Gabriel Fleck de Abreu (Orgs).

Ano: 2020

Caro aluno, seja bem-vindo à disciplina História do Brasil Império. Nesta disciplina, abordaremos a história do Brasil em seu período Imperial, de 1822 até 1889. Iremos perpassar importantes momentos da história brasileira dando enfoque em alguns temas específicos e utilizando como base importantes textos historiográficos. Nós vamos iniciar com o processo de emancipação política e o período regencial, procurando compreender os aspectos políticos e sociais para a emancipação, bem como, os conflitos sociais ocorridos no período. Em um segundo momento, nos concentraremos nos projetos de consolidação e afirmação do Estado Imperial, pensando nas questões artística, intelectual e política da sociedade da época. A terceira unidade versará sobre a questão do tráfico negreiro e da escravidão, onde iremos abordar, de forma crítica, os aspectos da sociedade escravista brasileira. Por fim, iremos estudar os processos políticos e sociais que propiciaram o fim do regime monárquico e a proclamação da República. Todo o nosso curso será embasado em discussões e textos historiográficos de diversas vertentes e períodos. Ao final do caminho percorrido, esperamos que você possa analisar de forma crítica os processos da história política e cultural do Brasil, bem como, problematizar questões relacionadas ao ensino de história.
Abraços e bons estudos!