História do Brasil Colônia e Império

História do Brasil Colônia e Império

Assis Daniel Gomes, Gabriel Fleck de Abreu, Patricia da Costa Machado, Ronaldo Queiroz de Morais (Orgs.)

Ano: 2021

Sinopse: Caro(a) aluno(a), seja bem-vindo/bem-vinda à disciplina História do Brasil Colônia e Império.Nesta disciplina, abordaremos a história do Brasil em seus períodos Colonial e Imperial, de 1500 até 1889. Iremos perpassar importantes momentos da história brasileira, dando enfoque em alguns temas específicos e utilizando como base importantes textos historiográficos. Vamos iniciar, nas Unidades 1 e 2, com a construção do sistema colonial português, focando também na presença dos povos originários e em sua resistência à chegada dos colonizadores. Será importante também compreender os ciclos econômicos que permearam nossa história, passando do ciclo do açúcar, a interiorização do território, chegando ao ciclo do ouro. Analisaremos, também, o sistema escravista e a crise do sistema colonial, que levou à independência do Brasil. Em um segundo momento, nas Unidades 3 e 4, focaremos no processo de emancipação política e no período regencial, procurando compreender os aspectos políticos e sociais para a emancipação, bem como, os conflitos sociais ocorridos no período. Nos concentraremos nos projetos de consolidação e afirmação do Estado Imperial, pensando nas questões artística, intelectual e política da sociedade da época. A terceira unidade versará sobre a questão do tráfico negreiro e da escravidão, onde iremos abordar, de forma crítica, os aspectos da sociedade escravista brasileira. Por fim, iremos estudar os processos políticos e sociais que propiciaram o fim do regime monárquico e a proclamação da República. Todo o nosso curso será embasado em discussões e textos historiográficos de diversas vertentes e períodos. Ao final do caminho percorrido, esperamos que você possa analisar de forma crítica os processos da história política e cultural do Brasil, bem como, problematizar questões relacionadas ao ensino de história.