História da América I

História da América I

Ronaldo Queiroz de Morais (Org).

Ano: 2020

Sinopse: Seja bem-vindo à disciplina de História da América I, nela teremos a oportunidade de conhecer e estudar as sociedades indígenas pré-coloniais da América; as grandes navegações, chegada, conquista e colonização; assim como, a decadência do Sistema colonial e as relações sociais nas Américas. Ainda abordaremos o conceito de Eurocentrismo e as diferentes abordagens quanto à concepção do entendimento da História da América.

A disciplina busca subsidiar a compreensão dos diferentes processos de ocupação do Continente Americano e a organização das sociedades denominadas pré-colombianas; observar as discussões a respeito do contato entre os povos nativos da América e os Europeus; e refletir sobre os efeitos da crise do sistema colonial nos processos de independência na América.

A disciplina foi dividida em 4 unidades, a saber: 1) O Eurocentrismo e a constituição histórica da América; 2) Os povos originários e as grandes civilizações da América; 3) A conquista e os projetos de colonização da América; e 4) A crise do sistema colonial e os movimentos de independência na América.

Bons estudos!