Didática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais

Didática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais

Fernanda Fontes, Juliana Aquino Machado, Marília Milhomem Moscoso Maia

Ano: 2022

Sinopse: Prezado aluno, nesta disciplina que se inicia, você vai estudar as principais tendências contemporâneas da didática da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Vamos tratar sobre a importância do planejamento pedagógico, das metodologias e da observação do cotidiano educacional e das práticas educativas nos espaços formais e não formais de aprendizagem.
Todos os elementos que permeiam o trabalho pedagógico passam pela gestão da sala de aula e pelo papel fundamental do professor, bem como pela corresponsabilidade entre os diferentes sujeitos, pois a educação se dá numa ação conjunta entre família, escola e comunidade. Neste sentido, pensar a importância da ação docente neste contexto é fundamental, sempre pautado por uma perspectiva reflexiva, que considera o professor como um mediador da ação pedagógica.